segunda-feira, 26 de julho de 2010

O uso de tecnologias e mídias digitais em sala de aula



O uso de tecnologias e mídias digitais em sala de aula

Vídeo: De onde vem o dia e a noite?

Resumo:
No episódio De onde vem o dia e a noite?, explicar que a sucessão do dia, da noite e o passar dos anos está relacionada com os movimentos que a Terra realiza o de rotação e o de translação.
A rotação é o movimento que nosso planeta faz em torno do seu eixo imaginário, ou seja, de si mesmo. Esse movimento é realizado de oeste para leste e dura cerca de 24 horas. A principal conseqüência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Os raios solares não iluminam toda a superfície terrestre ao mesmo tempo. Quando o Hemisfério Ocidental está iluminado (dia), o Hemisfério Oriental não está recebendo luz do Sol (noite).
A translação é o movimento que a Terra faz em torno do Sol. Esse movimento completo dura cerca de 365 dias, o que originou a criação do ano como unidade de medida de tempo.

Duração: 04 min., 38 s

Tipo de Vídeo: filme

Área de Conhecimento: Ciências Naturais: Vida e ambiente

Objetivo: Explicar como se formam os dias e as noites relacionando com os movimentos terrestres de rotação e translação.

Nível de ensino: Ensino Fundamental: Séries Finais

Proposta/ Ações:
1º Momento
Iniciar a aula com uma conversa informal a fim de verificar os conhecimentos dos alunos sobre os movimentos terrestres.
2º Momento
Apresentar o episódio De onde vem o dia e a noite? da TV Escola
3º Momento
Análise do vídeo e comentários.
4º Momento
Avaliação através de participação e execução de atividade. Desenhar o movimento de translação e rotação.

Um comentário:

  1. Oi Karina!
    Da aula usando os recusos tecnologicos é muito bom, pois as aulas ficam mais dinâmicas e obviamente interessantes. Seria muito bom que o governo investisse mais nos videos da TV escola.
    Gostei muito de seu plano.
    Abraço,
    Márcia

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